Latim e Direito Constitucional

Toda filosofia é tributária da experiência sensível. É dos sentidos que depende a filosofia em toda a sua extensão, até mesmo no seu domínio mais material. Nas ciências da natureza a experiência implica a intervenção da medida, para definir relações entre fenômenos, cuja complexidade cresce à proporção que a ciência se desenvolve. Existe todo um material filosófico experimental, que não é produto da chamada experiência vulgar e sim o produto da experiência já filosófica, que constitui o senso comum, isto é, que vem do exercício espontâneo da inteligência, obtendo nas evidências imediatas as certezas fundamentais, que resultam da percepção do ser. São elas - o fato que há ser, há ordem, há causalidade, que o dever existe, que o que é é, que o todo é maior que a parte. Tais dados a filosofia critica, julga, define os limites e a importância do conhecimento sensível de que ela parte.   

História da filosofia

Protágoras declarava que “o homem é a medida de todas as coisas”. Esta máxima significava que de cada homem individualmente considerado dependem as coisas, não na sua realidade física mas na sua forma conhecida.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).