Latim e Direito Constitucional

A filosofia sofreu incontestavelmente, em extensão e profundidade, a influência das noções e das doutrinas propriamente teológicas. O fato é certo: a revelação cristã origina uma nova filosofia do homem e do mundo e, no decorrer dos séculos, a filosofia se enriqueceu constantemente com a especulação dos teólogos. Há entre filosofia e teologia, portanto, pelo menos uma relação de fato. O problema é saber se a influência teológica não corrompe a filosofia na sua essência própria, e se o conceito de “filosofia cristã“ é uma noção inteligível.

História da filosofia

Na segunda fase Sócrates multiplicava ainda as perguntas, dirigindo-se agora ao fim de obter por indução dos casos particulares e concretos, um conceito, uma definição geral do objeto em questão. A este processo pedagógico, em memória da profissão materna, denominava ele maiêutica ou engenhosa obstetrícia do espírito, que facilitava a parturição das ideias.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).