Latim e Direito Constitucional

A revelação cristã não contém unicamente noções suprarracionais (mistérios). Inclui, de fato, e necessariamente, grande número de verdades propriamente racionais.  A revelação judaico-cristã foi uma fonte religiosa de desenvolvimento filosófico e a idade média latina testemunhou por excelência esse desenvolvimento. A filosofia pode, evidentemente, assimilar essas noções racionais, sem renunciar à sua essência e aos seus métodos. Basta lembrar a noção de criação, que trouxe grande luz à especulação racional sobre a pessoa moral, sujeito de direitos e deveres, reconhecido pelo próprio Kant.

História da filosofia

“Conhece-te a ti mesmo” é o lema em que Sócrates resume toda a sua vida de sábio. O perfeito conhecimento do homem é a finalidade de todas as suas especulações e a moral, o centro para o qual convergem todas as partes da sua filosofia.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).