Latim e Direito Constitucional

Vemos assim como a filosofia se diferencia das ciências entendidas no sentido moderno desta palavra. Embora a filosofia e a s ciências naturais procurem explicar os fenômenos por suas causas, notamos que há uma hierarquia ou uma escala de causas; sim, existem causas próximas, inferiores e causas remotas, de grau mais elevado. Quem descobriu uma causa pode procurar a causa dessa causa, e assim sucessivamente... até chegar às causas supremas e, finalmente, à Causa Suprema, que basta a si mesma e além da qual nada há a procurar. É o que faz a filosofia, distinguindo-se assim das ciências particulares (física, química biologia...).que se contentam com as causas próximas dos fenômenos.

História da filosofia

A filosofia de Sócrates, antes sugerida em prática do que formulada em teoria, é a filosofia das essências: a filosofia de Platão é, antes de tudo, a filosofia das ideias.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).