Latim e Direito Constitucional

Há três graus de abstração

A abstração física prescinde ou abstrai das qualidades sensíveis (cor, som, odor.....) de um objeto material. É o que fazem as ciências naturais; estas estudam as plantas (Botânica), abstraindo da cor desta rosa, do tamanho deste eucalipto, do peso desta vitória-régia... As ciências naturais têm por objeto o calor como tal, o peso como tal, a velocidade como tal, a luz como tal;

A abstração matemática é a que prescinde das qualidades e só considera as quantidades (os números, as figuras), a linha, o ângulo, o triângulo, as centenas, os milhares......

A abstração metafísica é a que considera o ser como ser, abstraindo de qualidades e quantidades. Concebe as noções de ser, verdade, bondade, unidade.

História da filosofia

Para Platão, todas as ideias existem num mundo separado, o mundo dos inteligíveis, situado na esfera celeste.  A certeza da sua existência funda-a Platão na necessidade de salvar o valor objetivo dos nossos conhecimentos.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).