Latim e Direito Constitucional

Divisão da Filosofia

Há causas últimas propriamente ditas e causas últimas impropriamente ditas.

O saber por causas últimas propriamente ditas e a Metafísica. Esta é a sabedoria no sentido estrito da palavra. Chega até Deus, considerado à luz da razão.

O saber por causas últimas impropriamente ditas vem a ser, dentro da Filosofia, a Filosofia da Natureza. Esta se subdivide em Cosmologia Filosófica (que estuda a origem do mundo, o movimento, o tempo,  a vida e a sua origem) e Psicologia Filosófica ou Racional (que estuda a alma humana e suas faculdades).

À Filosofia da Natureza e à Metafísica antepõe-se  a Lógica (propedêutica, que ensina a pensar corretamente, evitando vícios do raciocínio) e pospõe-se à Ética, que difere dos tratados anteriores, por ser Filosofia prática ou Filosofia que dirige os atos humanos para o seu Fim Supremo, ao passo que os tratados anteriores são especulativos ou não têm em vista senão o puro conhecimento.

História da filosofia

Para Platão as ideias que estão em nós são a imagem das Ideias eternas. Em existência anterior, antes de se unir ao corpo, nossa alma contemplou as Ideias e possui intuitivamente a Ciência.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).