Latim e Direito Constitucional

Divisão da Filosofia
 
A divisão em Lógica, Psicologia, Moral e Metafísica é hoje corrente. Mas ela é antes uma tentativa de distribuição de matérias filosóficas do que uma divisão baseada num princípio.

Essa ordem é discutível porque faz supor que a Moral poderia constituir-se integralmente sem a Metafísica. Demais, a Cosmologia (ou filosofia do mundo material como tal) ou parece não pertencer à Filosofia (pois que dela não se fala), e então dependeria apenas das ciências da natureza, ou está inserida ora na Lógica Material ora na Metafísica, sendo que em nenhum dos dois casos se encontra no seu lugar normal.

A Cosmologia tem por objeto formal a determinação dos primeiros princípios do ser material enquanto tal, ente submetido ao devir ou vir a ser, o que é propriamente filosófico. A Lógica por sua vez refere-se a objetos de pensamento e não a entes reais.

Historia da filosofia

Para Platão a Ciência permanece em nós, mas ofuscada e obscurecida pela vida do corpo; existe como uma lembrança adormecida e, despertando-a pouco e pouco, o esforço para a sabedoria faz-nos reconquistar a intuição primitiva da verdade.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).