Latim e Direito Constitucional

Os diversos tratados da Filosofia

A Filosofia especulativa, que tem por fim o puro conhecimento, visa a conhecer o ser das coisas. Os três graus de abstração determinam a divisão dos tratados. Efetivamente, pode considerar-se o ser das coisas sob três aspectos ou em três níveis de abstração. Podemos considerá-lo inicialmente com as qualidades sensíveis, abstração feita apenas das notas individuais (ser móvel e sensível),  -  a seguir como quantidade, abstração feita das qualidades sensíveis (ser quantitativo), -  finalmente , por abstração de toda a matéria, podemos considerá-lo, unicamente como ser (ser enquanto ser). - Estes três graus de abstração dão a base para a divisão da Filosofia especulativa em Filosofia da Natureza (primeiro e segundo graus de abstração),  -  e Metafísica (terceiro grau de abstração.

História da filosofia

Quanto ao que se refere enfim aos atos humanos, Platão, depois de Sócrates, mais claramente, porém, do que ele, estabelece a verdade fundamental da filosofia moral. Não é o prazer nem a virtude, nem qualquer bem particular, é o próprio Deus, e só Deus, o Bem do Homem

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).