Latim e Direito Constitucional

Os diversos tratados da Filosofia

A Metafísica refere-se ao ser das coisas enquanto tal, considerado em si mesmo (Ontologia), e em sua causa primeira (Teologia Natural). Usa-se, também, a palavra Teodiceia, que vem de Leibniz, mas cujo sentido etimológico (justificação de Deus) é mais restrito do que a expressão Teologia natural.

Deus, em filosofia, só nos é conhecido como causa primeira do ser universal. A Teologia natural baseia-se, assim, na Ontologia. Esta observação determina a ordem dos tratados.

Entretanto, a Ontologia, por sua vez, requer o estudo prévio no valor de nossa faculdade de conhecer. Esta irá aplicar-se de agora em diante a realidades que não são de forma alguma objetos de apreensão sensível.  Convém, então, saber se a pretensão de atingir os primeiros princípios se justifica, e em que medida. É o objeto da Crítica do Conhecimento. Crítica do Conhecimento, Ontologia (ou Metafísica Geral) e Teologia Natural constituem, em conjunto, a Metafísica.

História da filosofia

Aristóteles desmontou completamente o sistema do seu mestre, conseguindo desta forma ajustar ao real os princípios formais que Platão descobrira. Salvou assim tudo o que tinha em si princípio de vida

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).