Latim e Direito Constitucional

Fundamentos da certeza em ciência e em filosofia

Como se dá a certeza científica? Unicamente pela redução das leis ou fórmulas a uma experiência ou evidência sensível (isto é, ao ser sensível).  – Como se obtém a certeza filosófica? Pela redução das asserções filosóficas à evidência racional, que consiste no primeiro princípio (princípio da contradição: uma coisa não pode ser e não ser ao  mesmo tempo e sob o mesmo aspecto).

Qual a certeza mais perfeita, de direito? É (por definição) a que se baseia sobre a evidência mais perfeita. Ora, a evidência racional (ou inteligível) é mais perfeita que a evidência empírica, ou sensível. A certeza filosófica, portanto, é, de direito, mais perfeita do que a certeza científica.

História da filosofia

A obra  de Aristóteles encerra também o germe inteiramente formado da sabedoria universalmente humana; as virtualidades contidas neste germe comportam um desenvolvimento ilimitado.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).