Latim e Direito Constitucional

Natureza das certezas científicas

É incontestável que a ciência estabelece leis de certeza absoluta (leis da queda dos corpos, lei das proporções, leis astronômicas etc.). Mas convém observar que estas leis, para a ciência, isto é, no nível do saber empírico, são, realmente, apenas certezas de fato, e não evidências propriamente ditas.

Além disso, sua certeza repousa cientificamente sobre um postulado, o da constância das leis da natureza. É por isso também que a inteligibilidade científica permanece sempre imperfeita, jamais dá à inteligência uma satisfação plena, desde que não busca uma evidência racional, isto é,  uma evidência baseada na apreensão intuitiva do ser e de suas leis absolutas.

Enfim, a ordem científica e a da percepção sensível, da constatação e do fato  -  e não a da explicação.

História da filosofia

Para Aristóteles as essências das coisas perecíveis não existem separadas das coisas ou em estado puro. Assim todo o mundo platônico das ideias-arquétipos é simples ficção.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).