Latim e Direito Constitucional

A lógica como ciência

A lógica não é uma ciência experimental ou a posteriori. Só se refere às origens temporais da lógica científica, pois, de fato, todos os raciocínios dos cientistas (e dos outros) tiveram sempre de conformar-se a exigências lógicas que os dominavam e lhes eram, por conseguinte, anteriores e superiores.  GOGLOT não tem razão ao concluir, de sua observação, que a lógica é realmente a “teoria do raciocínio”: ela é, exatamente, a teoria das leis do raciocínio. O seu objeto formal não é o raciocínio como fato (isto pertence à psicologia); o seu objeto formal são as leis e os princípios do raciocínio correto.

História da filosofia

Epicuro abriu uma escola caracterizada pela concepção da filosofia considerada quase exclusivamente como arte de bem viver. A moral ocupa o centro de seu sistema, servindo-lhe a lógica e a física de preliminares.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).