Latim e Direito Constitucional

A lógica como arte

É este aspecto que faz da lógica uma ciência propriamente normativa e uma arte, característica que não convém às outras ciências, nem mesmo à metafísica. A lógica tem por fim determinar as regras do pensamento verdadeiro.

A lógica é uma arte, enquanto método que permite fazer bem uma obra, segundo certas regras. Ao mesmo tempo que define as leis ideais do pensamento, estabelece as regras do pensamento correto; constitui, no conjunto, uma arte de pensar. E, como o raciocínio é a operação intelectual que implica todas as outras operações da inteligência, define-se frequentemente a lógica como a ciência e arte do raciocínio correto.

História da filosofia

Zenão de Cítium  abriu escola em Atenas. Do costume de ensinar num dos pórticos (stoá) da cidade, surgiu aos seus discípulos o nome de estoicos. Da leitura das ideias dos filósofos antigos lhe adveio o caráter eclético de suas doutrinas. Nele a prática sobreleva  à teoria, e à moral se subordinam, como introdução necessária, a lógica e a física.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).