Latim e Direito Constitucional

O mito do pré-logismo.

Às vezes de fala que os não civilizados ou primitivos teriam uma mentalidade estranha ou mesmo refratária à nossa lógica. Sua lógica é frustrante e grosseira, mas é substancialmente idêntica à nossa.  

O argumento da participação (totemismo) não tem a importância que se lhe desejava atribuir:  os primitivos que seguem o totem, ainda que admitindo um parentesco entre eles e o animal totem, consideram-se perfeitamente distintos dele; têm-se por idênticos e diferentes, mas não sob o mesmo ponto de vista,  o que basta para pôr fora de causa o princípio de não-contradição, ainda que os primitivos sejam incapazes de fazer valer a distinção de pontos de vista.

História da filosofia

O ecletismo é uma orientação comum a quase todas as escolas nessa época, por enfraquecimento do primitivo poder de coesão dos sistemas, devido ao contato continuado num mesmo centro de cultura, Atenas.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).