Latim e Direito Constitucional

Método e divisão da Lógica

A experiência lógica I

Outras vezes aderimos a certas asserções em virtude de uma demonstração e não de uma experiência objetiva. É o que acontece na ordem matemática, na ordem metafísica e, também, em parte, na ordem moral. Neste caso, a asserção parece-nos verdadeira, enquanto conforme a certas formas ou a certa estrutura, ou falsa enquanto contradiz essas formas ou essa estrutura.

Mas que é essa estrutura formal? Pode dizer-se, em geral, que é aquilo que nos é dado como a expressão de algumas exigências válidas para toda a verdade, e que o pensamento humano é obrigado a respeitar, desde que pretenda ser verdadeiro.

História da filosofia

Entre os discípulos imediatos de Plotino, cita-se Porfírio, mais célebre como lógico e comentador de Aristóteles do que como pensador original. Com Porfírio, Jâmblico e Juliano Apóstata, a escola neoplatônica volta ao politeísmo e assume uma atitude hostil ao cristianismo, acelerando destarte a própria ruína.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).