Latim e Direito Constitucional

Método e divisão da Lógica

A experiência lógica II

Toda verdade se nos apresenta com a propriedade de não se contradizer a si mesma e de se não opor a nenhuma outra verdade. Por isso, a proposição “o triângulo é limitado por quadro lados” não é verdadeira, como também não o são, em conjunto, as asserções: 2 x 2 = 4 e 2 x 2 = 5.

Toda verdade, seja qual for o conteúdo, possui, portanto, uma estrutura formal tal que não pode contradizer-se a si mesma. Isto é, uma estrutura tal, que o predicado não pode excluir o sujeito; e que a verdade em apreço não pode, por conseguinte, estar em oposição a nenhuma outra proposição verdadeira. Aquilo a que chamamos verdade tem, portanto, uma estrutura característica, que chamamos de estrutura formal, visto que ela permanece válida para toda a verdade, seja qual for sua matéria.

História da filosofia

Themistius, em Constantinopla, Proclo e Simplício, em Atenas, irradiam os últimos lampejos desta filosofia neoplatônica, que pouco a pouco foi degenerando em práticas mágicas e necromânticas até depravar-se de todo no culto dos demônios e nas extravagâncias do ocultismo teúrgico.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).