Latim e Direito Constitucional

Método e divisão da Lógica

Apêndice. A sabedoria segundo S. Tomás I

“O uso comum diz que, de modo geral, fossem chamados sábios os que ordenam corretamente as coisas e as dirigem bem; assim, entre as diversas características reconhecidas ao sábio, o Filósofo (Aristóteles) afirma que ao “sábio compete ordenar”.

Ora, desde que uma coisa é ordenada para um fim é a este fim que necessariamente será preciso pedir a regra segundo a qual ela deve ser dirigida e ordenada porque, quando está convenientemente ordenada ao seu fim, é que  cada coisa está mais bem disposta, uma vez que o fim é o bem de cada um. Assim...a arte médica exerce seu domínio sobre a da farmácia e a ordena, pois a saúde, objeto da medicina, é o fim  de todos os produtos farmacêuticos confeccionados em farmácia...” (Contra os gentios L, 1).

História da filosofia

Jesus  Cristo revela-se como Deus e Salvador que, possuindo a verdade em sua plenitude, a comunica aos homens por meio de seu magistério infalível.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).