Latim e Direito Constitucional

Compreensão e extensão I

Podemos considerar uma ideia do ponto de vista da compreensão e do ponto de vista da extensão. Esta distinção tem importância capital para a lógica formal.

A compreensão é o conjunto de notas distintivas ou de elementos dos quais uma delas se compõe; são as notas pelas quais tal ideia se distingue de tal outra ideia. Assim o conceito de homem implica um ser corpóreo, vivente, dotado de sensibilidade e de razão. Uma mesma noção pode realizar-se em sujeitos múltiplos; assim, por exemplo, a ideia de homem se realiza em sujeitos masculinos e femininos, gordos e magros, jovens e velhos... Daí falar-se em extensão de um conceito.

História da filosofia

No seio da Igreja surgem ao mesmo tempo as primeiras heresias, que lhe tentam contaminar a pureza da fé, com teorias pagãs e judaicas. A todos estes adversários opõe o cristianismo, no campo da ação, a firmeza e o sangue de seus mártires; na esfera da inteligência, os trabalhos de seus primeiros pensadores.

Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. ( Código Penal, art. 184 ; Lei 9610/98, art. 5º, VII e Norma Técnica NBR 6023, da ABNT ).